WhatsApp Business. Saiba como ter o máximo de benefícios com o mínimo de riscos de segurança para sua empresa

WhatsApp Business. Saiba como ter o máximo de benefícios com o mínimo de riscos de segurança para sua empresa - Blog do TI - BluePex

WhatsApp Business

Saiba como ter o máximo de benefícios com o mínimo de riscos de segurança para sua empresa

Como todos sabemos, o Brasil tem posição de destaque na utilização de redes sociais, afinal são mais de ¾ dos assinantes móveis Brasileiros que utilizam regularmente o famoso WhatsApp (zap zap para os íntimos).

Evidentemente em um mundo competitivo, não demorou muito para que naturalmente os usuários corporativos utilizassem os pontos fortes da ferramenta (canal rápido entre dois pontos) para ampliar a utilização da mesma para objetivos, digamos, mais nobres de negócios.

Ao observar isso, foi inevitável que a empresa lançasse uma versão específica para o mercado corporativo. Assim surgiu o WhatsApp Business.

Falando em outras palavras, a idéia é utilizar a versão “business” da ferramenta para ampliação das estratégias de fidelização junto ao público-alvo de pequenos como também médios negócios (incluindo os Microempreendedores individuais – MEI). Ajudando na relação de audiência entre cliente x empresa.

A versão corporativa do app, segundo seus criadores, também é gratuita e desenvolvida para atender as necessidades de uma pequena empresa.

Porém, toda tecnologia nova, geralmente é alvo fácil de ataques e incidentes de segurança da informação. Para isso, criamos esta lista abaixo com as vulnerabilidades e recomendações para ter o máximo de benefício com o mínimo de risco para sua empresa.

Vulnerabilidade principal

Como a principal vulnerabilidade descoberta, por pesquisadores da universidade da Ruhr University Bochum, na Alemanha consiste na adição de contatos em grupos sem a necessidade de permissão do administrador através do acesso ao servidor tendo assim acesso às conversas. 

Vamos lembrar que os conhecidos link´s convites para ingresso a um grupo não possui qualquer tipo de autenticação (entendendo não só autenticação eletrônica como também a validação natural humana na escolha direta dos convidados). Um hacker então que tenha o controle do servidor, poderia, por exemplo adicionar um contato dentro de um grupo (obtendo até os mesmos privilégios dos participantes)  sem obrigatoriamente a permissão dos membros ou mesmo do próprio administrador.

Para evitar tal falha, é importante estabelecer uma rotina de auditar tanto a quantidade quanto os números de participantes. Observe e tente sempre verificar e se aproximar dos contatos, não se esqueça que a mudança de número telefônico alterar a agenda e pode possibilitar um equívoco e desatualização dos contatos.  Então sempre fique atento e observando principalmente se você é administrador.

Vulnerabilidade já imaginadas e conhecidas

Assim como todo sistema de mensagem, por mais verificações que possam existir, sempre é alvo de SPAMMers através de mensagens falsas, promoções não existentes na tentativa de disseminar algum vírus / malware para todos. Em especial, o Whatsapp por ser um programa de que permite trocas de mensagens de maneira fácil e rápida, é alvo fácil.

Recomendações para proteção dos SPAMMers continuam sendo as mesmas de sempre, como: desconfiar de todas mensagens com links, na dúvida, não compartilhar links recebidos sem ter certeza que não é mensagem maliciosa, sempre desconfiar de promoções e não instalar algo sem conhecer antes.

Ainda tem mais dúvidas em situações inusitadas no WhatsApp? Na dúvida, não responda, não preencha, não escreva, não clique! Afinal em um mundo onde um clique te compromete, agir por impulsão é um perigo!


Ainda com dúvidas? Fale com a BluePex®   | Texto: Marketing BluePex®