VPNs garantem rapidez e segurança na conexão entre matriz e filiais

0
27
2016-06-08 - VPNs garantem rapidez e segurança na conexão entre matriz e filiais
2016-06-08 - VPNs garantem rapidez e segurança na conexão entre matriz e filiais

2016-06-08 - VPNs garantem rapidez e segurança na conexão entre matriz e filiais

VPNs garantem rapidez e segurança na conexão entre matriz e filiais

Gerenciar um negócio com diferentes filiais não é tarefa fácil. Para garantir o sucesso das diferentes unidades, o administrador precisa estar atento aos números do negócio, e acompanhar indicadores fundamentais como vendas, rentabilidade e níveis de estoque em tempo real.

Felizmente, a tecnologia da informação existe para ajudar neste desafio diário. Soluções como os ERPs e as ferramentas de Business Intelligence facilitam muito a vida dos gestor, permitindo a ele visualizar facilmente os dados que são importantes e a fazer simulações que ajudam a prever o futuro do negócio.

No entanto, nenhuma ferramenta consegue ser eficiente se não proporcionar dados em tempo real, possibilitando que o administrador haja rapidamente para fazer eventuais correções de rota e possa tomar decisões embasadas.

E aí está um erro muito comum cometido pela TI das empresas: algumas delas gastam muito dinheiro em sistemas que auxiliem na gestão, mas não se atentam à qualidade da conexão entre as unidades. Sem agilidade e segurança na conexão, os milhares ou até milhões de reais de investimento feitos em infraestrutura, treinamento de equipes e em software podem não trazer o retorno esperado.

As redes VPN

Para garantir que a conexão entre filiais e matriz não seja um entrave para o bom desenvolvimento dos negócios, a melhor opção é optar pela implementação de uma rede particular virtual, conhecida pela sigla VPN (Virtual Private Network).

As VPNs utilizam a tecnologia de compactação de pacotes para trafegar dados entre dois locais distintos usando a conexão de internet. Além de fazer isso com agilidade, um dos pontos fortes deste tipo de conexão é a segurança: os dados são criptografados no ponto de origem e descriptografados no ponto de destino.

O uso de chaves criptográficas é fundamental para garantir a privacidade dos dados, uma vez que em uma conexão entre matriz e filiais são normalmente trafegadas informações sigilosas, como dados de faturamento, vendas, além de logins de usuários da rede e suas senhas.

Com uma VPN, uma filial consegue, por exemplo, acessar instantaneamente os sistemas presentes na matriz para emitir notas fiscais e checar produtos em estoque. Já quem está na matriz pode acessar os dados de resultados das diferentes unidades, acompanhando tudo em tempo real.

É o fim das informações desatualizadas na reunião, e das decisões tomadas com base em dados que não representam mais a realidade, porque são do passado.

Estratégico para o negócio

Após criar uma rede VPN, o responsável pela área de TI deve estar atento também ao uso do link de internet, garantindo que o fluxo de banda seja disponibilizado para as funções mais importantes para o tipo de negócio.

Soluções como o BluePex UTM possibilitam não apenas a instalação de VPNs, como também contam com a funcionalidade de balanceamento e priorização de links de internet.  

De nada adianta ter uma equipe de vendas competente em uma filial, se o mesmo não consegue incluir pedido com rapidez e agilidade. Portanto gestor, fique atento a esta dica e busque as VPNs como uma solução estratégica para a conexão entre matriz e filiais.


Fale com a BluePex®
Texto: Marketing BluePex®