Você conhece o conceito de indústria 4.0?

0
65
2016-08-10_voce-conhece-o-conceito-de-industria-40
2016-08-10_voce-conhece-o-conceito-de-industria-40

2016-08-10_voce-conhece-o-conceito-de-industria-40

Você conhece o conceito de indústria 4.0?

A indústria sempre foi um dos propulsores da evolução da humanidade. Desde quando a água e a energia a vapor começaram a ser usadas no processo de manufatura, o que caracterizou a primeira revolução industrial, a implementação de novas tecnologias acabaram por impulsionar o processo produtivo das fábricas, gerando conhecimento, empregos e crescimento econômico.

Após três grandes movimentos evolutivos que mudaram o curso da história, o início do século XXI nos faz presenciar aquela que pode ser considerada a quarta revolução industrial. E por ser a mais tecnológica de todas, para se caracterizar essa revolução criou-se o termo Indústria 4.0. Se você não conhecia este conceito, então o aprenderá agora! Veja:

A Indústria 4.0 ficou assim conhecida por possibilitar o uso de tecnologias inovadoras, como sistemas cyberfísicos, internet das coisas e computação em nuvem para tornar todo o processo produtivo mais inteligente. Ela dá sequência à que ficou conhecida como a terceira revolução industrial, quando o uso da tecnologia da informação e de equipamentos eletrônicos passaram a fazer parte do dia a dia das fábricas.

Entre as características daquela que pode ser considerada uma indústria 4.0, estão a interoperabilidade entre equipamentos, fábricas e humanos por meio de tecnologias como a internet das coisas e a nuvem; a capacidade de criar cópias virtuais das plantas para simular cenários e de tomar decisões sem a intervenção humana. As indústrias modernas também oferecem dados em tempo real, são moduláveis – se adaptam a diferentes necessidades de produção.

 

Indústria 4.0 na prática

Mas como trazer os benefícios da indústria 4.0 para dentro da minha fábrica? Para poder implementar as tecnologias que são base para esse conceito, como a computação em nuvem e a conectividade entre os equipamentos, antes de mais nada é preciso ter uma infraestrutura que garanta a alta disponibilidade dos sistemas e a segurança no tráfego dos dados.

Para isso, contar com um link de internet eficiente e que atenda às exigências de conectividade, tornou-se pré-requisito básico. Embora pareça algo óbvio, muitas indústrias ainda enfrentam problemas produtivos ou de gestão graças à má qualidade de sua internet.

Soluções como, por exemplo, o BluePex Firewall UTM, contam com a função de balanceamento de links – que permite à empresa fazer o melhor uso das conexões disponíveis – e também realizar o controle de acesso à internet, o que garante que o fluxo de dados seja direcionado às atividades que realmente importam para a fábrica, como o acesso rápido e seguro ao ERP, emissão eficiente de notas fiscais, entre outras atividades.

Além disso, o UTM conta com recursos fundamentais para garantir a segurança dos dados trafegados na rede, o que é essencial para qualquer indústria com alto nível de informatização e conectividade.

Não deixe de pesquisar mais e se aprofundar no conceito de Indústria 4.0, e saber como sua empresa pode aproveitar os benefícios dessa nova tendência, que fará parte do dia a dia das indústrias do futuro.


Fale com a BluePex®
Texto: Marketing BluePex®