Saiba qual é a importância da certificação CERTICS

0
42
Saiba qual é a importância da certificação CERTICS | BluePex

Saiba qual é a importância da certificação CERTICS | BluePex

Descobrir um software inovador e 100%nacional é possível com CERTICS!

Muitas companhias comercializam softwares em todo Brasil. São fabricantes, implementadores e consultorias que ajudam  empresas de todos os tamanhos, em todos os setores da economia nacional. Entre estes fornecedores, no entanto, você seria capaz de apontar quais deles desenvolvem e ofertam sistemas 100% brasileiros?

Poucos empresários sabem, mas é possível identificar se o software que você adquiriu ou estuda adquirir foi criado no Brasil e até se ele é ou não inovador. O CERTICS, uma certificação expedida pelo Ministério da Tecnologia, Comunicação e Inovação (MCTI) por meio da Secretaria de Política da Informática (Sepin), foi criado para comprovar a qualificação de softwares no mercado nacional.

As desenvolvedoras (empresas ou instituições de ciência e tecnologia) de diferentes portes, nichos de mercado e modelos de negócio e, claro, legalmente estabelecidas no País, independentemente de sua origem ou capital, estão elegíveis e podem pedir a certificação de forma voluntária. A importância, principalmente entre os pequenos desenvolvedores, é que essa certificação concede a preferência, por exemplo, em contratações e compras públicas, graças às exigências definidas por licitações governamentais.

Esta certificação foi criada não apenas para a comprovação de softwares 100% nacionais, mas também para identificar o nível de inovação alcançado pelas companhias e seus softwares. Avaliado pela Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação (Facti) e seguindo os rigorosos critérios de uma metodologia desenvolvida e atualizada pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI Renato Archer), o CERTICS se destaca pela ampla rede de entidades habilitadas para a avaliação, localizadas em todas as regiões do Brasil.

E um destes softwares certificado com o CERTICS, é o AVWARE – Antivírus Internet Security, solução desenvolvida pela BluePex e classificado como produto 100% nacional e inovador.

Quem pode ser avaliado?

A CERTICS pode ser solicitada de forma voluntária por qualquer empresa desenvolvedora de software, independente do tamanho e setor de atuação. A BluePex,  empresa nacional especializada em soluções para controle e segurança da informação, por exemplo, obteve a aprovação do CERTICS, para se juntar aos inúmeros certificados que a companhia já tem.

Além dos benefícios já destacados – como as vendas para entes públicos – companhias da iniciativa privada que compram via licitação eletrônica também optam por empresas que conquistaram o certificado. A sociedade também ganha quando uma empresa de software consegue o CERTICS, já que o desenvolvimento e a inovação tecnológica impulsiona a economia do País inteiro e aumenta a qualidade dos serviços, cria novas oportunidades de negócios, fomenta a abertura de novos empregos e facilita a geração de renda.

Benefícios para quem compra e quem vende

Quando um órgão público, por meio de licitação eletrônica ou leilão inverso, busca um software no mercado, a opção pelos concorrentes aprovados pelo CERTICS é uma maneira de garantir que estão realizando a aquisição de um software 100% brasileiro. além disso, a empresa avaliada pela certificação, conquista autonomia e competência técnica para implementar qualquer melhoria necessária para as necessidades do cliente.

Por isso a grande relevância entre os órgãos públicos e as empresas certificadas. Esta última, inclusive, assume o compromisso de manter uma equipe dedicada ao desenvolvimento do software e suporte habilitados para atender, manter e assegurar o funcionamento dos sistemas fornecidos pela organização. Obtém também a margem de preferência especial em licitações federais quantificada em 18%, que é sua vantagem sobre os concorrentes sem as mesmas características.


Fale com a BluePex®
Texto: Marketing BluePex®