Saiba como monitorar o Skype utilizando o antivírus corporativo

0
37
Saiba como controlar o Skype utilizando o antivírus corporativo
Saiba como controlar o Skype utilizando o antivírus corporativo
Saiba como controlar o Skype utilizando o antivírus corporativo
Saiba como monitorar o Skype utilizando o antivírus corporativo

As ferramentas de chat facilitaram muito o dia a dia das empresas, possibilitando a troca rápida de informações e um fluxo de trabalho bem mais dinâmico. Porém, toda essa agilidade e flexibilidade têm um preço no que diz respeito à segurança. Isso porque a mesma facilidade existe para que pessoas mal intencionadas transmitam arquivos ou dados confidenciais da empresa sem deixar registros formais, como acontece no caso do envio de informações por e-mail, por exemplo.

Preocupadas com essa possibilidade, algumas empresas investiram pesadas quantias na adoção de ferramentas de comunicação profissionais, ou então passaram a bloquear o uso do Skype, abrindo mão dos grandes benefícios desta que hoje é a ferramenta de chat mais utilizada do mundo. Além de ser gratuita, o Skype pode ser utilizado tanto dentro quanto fora da empresa e, por ser usado globalmente, é muito fácil encontrar qualquer pessoa dentro da ferramenta e se comunicar com ela, instantaneamente.

Neste momento se estabelece um dilema que é comum na vida profissional do gestor de TI: algumas ferramentas têm o potencial para trazer grandes ganhos, mas também podem resultar em perdas em diferentes sentidos. Potencializar os ganhos e minimizar as perdas é parte do trabalho do responsável pela área. Porém, como é possível ter os ganhos sem as perdas no caso do Skype?

Nem todos os gestores de TI sabem que, no caso do Skype, é possível usufruir dos benefícios sem ter o risco das potenciais perdas fazendo o monitoramento do Skype. Isso é possível, por exemplo, utilizando o AVWARE, Antivírus Brasileiro desenvolvido pela BluePex.

Criado para ser muito mais do que um simples antivírus, o AVWARE possui funcionalidade de monitoramento de Skype, ao mesmo tempo que protege a máquina contra os diferentes vírus e malwares. Este recurso está disponível aos responsáveis por controlar a rede corporativa na central de gerenciamento da solução.

Por meio deste recurso, é possível, por exemplo, armazenar  e visualizar as conversas realizadas em determinada estação , o que dá ao gestor clareza em relação aos dados que estão sendo trafegados pela ferramenta de chat, tanto no que diz respeito às mensagem de texto quanto a arquivos enviados. É possível também aplicar filtros, selecionando, por exemplo, um período específico.

Caso necessário, o gestor pode também gerar um relatório das conversas realizadas por meio do Skype, garantindo a ele uma forma de comprovar e reportar aos seus superiores as informações transmitidas por meio da ferramenta de chat.

Diante dessas possibilidades, fica a pergunta: por que restringir o uso de uma ferramenta tão importante, se é possível monitorá-la, aumentando os ganhos que sua empresa pode ter?


Fale com a BluePex®
Texto: Marketing BluePex®