Redes públicas podem se tornar mais seguras utilizando VPN

0
29
Redes públicas podem se tornar mais seguras utilizando VPN - Blog do TI - BluePex
Redes públicas podem se tornar mais seguras utilizando VPN - Blog do TI - BluePex
Redes públicas podem se tornar mais seguras utilizando VPN - Blog do TI - BluePex
Redes públicas podem se tornar mais seguras utilizando VPN – Blog do TI – BluePex

Não há dúvida de que a possibilidade de acessar a rede da empresa de qualquer lugar por meio de acesso remoto seguro vem revolucionando a forma com que trabalhamos.

O problema é que a maioria das pessoas que utilizam wi-fi público não estão atentas ou desconhecem os aspectos de segurança relacionados ao acesso remoto. Quando um profissional vai trabalhar em sua máquina conectado à internet sem fio de um café, por exemplo, é impossível medir o número de pessoas que passaram pela mesma rede no decorrer de um dia.

Embora seja ótima a possibilidade de ter acesso a internet rápida acompanhada de um café tirado na hora, caso uma dessas centenas de pessoas  ‒ que também passaram por lá ‒ tenha deixado uma armadilha, por exemplo, as senhas digitadas e os arquivos transferidos poderão ser interceptados, colocando informações críticas do negócio em risco.

Para garantir um acesso remoto seguro aos usuários da rede, o gestor de TI tem à sua disposição algumas tecnologias, contudo a principal destas é a Virtual Private Network (VPN). Com o objetivo de ajudá-lo a prevenir danos e cuidar da integridade dos dados das empresas, neste post, o Blog do TI explica como essa tecnologia funciona.

Uma via exclusiva e criptografada

As VPNs, como a tradução da sigla para português diz, são Redes Virtuais Privadas. Além de permitir uma economia quando utilizadas, em substituição às redes tradicionais baseadas em linhas privadas, as VPNs também são capazes de criptografar todo o conteúdo por ali trafegado, criando uma espécie de “túnel protegido”, para que nenhuma informação seja interceptada, roubada, sequestrada ou corrompida.

Por sua alta eficiência e ótima relação custo x benefício, a BluePex, fabricante de soluções para controle e segurança da informação, recomenda as VPNs para o acesso remoto e até mesmo a conexão entre diferentes filiais, colaboradores externos, fornecedores até clientes.

Alternativas como o BluePex Firewall UTM, por exemplo, oferecem uma plataforma 360° com hardware e software integrados, que é capaz de gerar VPNs para acesso remoto, além de ter barreira de firewall, antivírus de navegação, controle de navegação e relatórios BI embarcados. Ou seja, contam com camadas extras de proteção.

Mas lembre-se! A prevenção com plataformas de qualidade é essencial, não importa se o acesso estiver acontecendo da sala em que trabalhamos todos os dias ou mesmo em um café onde vamos esporadicamente.


Ainda com dúvidas? Fale com a BluePex®
Texto: Marketing BluePex®