Proteja o tráfego da sua rede corporativa com mais facilidade usando o Captive Portal!

0
35
Proteja o tráfego da sua rede corporativa com mais facilidade usando o Captive Portal!
Proteja o tráfego da sua rede corporativa com mais facilidade usando o Captive Portal!
Proteja o tráfego da sua rede corporativa com mais facilidade usando o Captive Portal!
Proteja o tráfego da sua rede corporativa com mais facilidade usando o Captive Portal!

Conectados o tempo todo! Laptops, tablets e smartphones são cada vez mais utilizados, dada sua portabilidade e facilidade de uso. Estamos caminhando para a “nova era” do IoT em que a cada novo dispositivo criado, já nascerá conectado na Internet. Ao mesmo tempo, é mais uma potencial porta de entrada de malwares e outras ameaças que podem atacar as redes sem fio e invadir a sua empresa.

Soluções como o BluePex® Firewall UTM, além da gestão de rede, também assegura a integridade da sua rede para que malwares e invasores não invadam sua rede e infraestrutura de TI ao mesmo tempo que permite gerir melhor o uso da Internet para o que é realmente relevante.

É fundamental

Preocupar-se também com a maneira no qual é feito esta proteção e gestão do uso da Internet. Para isso, criou-se o chamado captive portal, ou seja, uma ferramenta implementada à rede (mais usado nas redes sem fio dos visitantes), responsável por filtrar a navegação e até registrar o acesso. Assim como numa cafeteria, que fornece wi-fi gratuito para controlar o acesso de centenas de clientes que circulam em seu espaço todos os dias, na sua empresa não é diferente.

Se você é profissional de TI, gestor da área ou mesmo o dono do negócio, sabe a importância de identificar quem está usando seu link e rede para evitar problemas como: invasões, vírus, ataques, queda de internet e etc… E isso pode acontecer, sem que o usuário infectado tenha ciência.

Assim como toda empresa possui preocupação com a segurança física da sua empresa, é essencial a segurança tecnológica no que se refere a TI (Tecnologia da Informação).

Com o Captive Portal é possível até aproveitar um espaço de circulação obrigatória – já que o usuário terá que registrar-se antes de sair navegando – muitas organizações aproveitam-se da situação favorável para promover a publicidade. Além de assegurar a integridade da rede, o Captive Portal mantém a manutenção dos negócios ao promover a sua marca e direcionar os seus visitantes para páginas específicas, por exemplo o seu site, logo após o novo usuário se registrar à rede.

Importante ressaltar que tudo o que este usuário faz na Internet fica registrado. Uma condição essencial para atender ao Marco Civil da Internet que determina que todas as empresas devam manter por pelo menos 6 meses todo o seu registro digital.

Cada um com o seu dispositivo

O BYOD, sigla em inglês para a expressão “Traga Seu Próprio Dispositivo” (Bring You Own Device) é uma tendência que, embora tenha um nome pomposo, é super popular e natural. O movimento nasceu com a mobilidade dos dispositivos móveis, quando os desktops deixaram de ser desktops imensos e desajeitados para o transporte.

Mas não é só a para os laptops que o conceito de BYOD funciona, segundo a Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), 168 milhões de smartphones em funcionamento no Brasil. Com esse número de aparelhos que ultrapassam 1 por pessoa, quantos dispositivos podem acessar redes de empresas, supermercados, shoppings centers e clubes?

Por isso é tão importante dimensionar a implantação para os espaços dentro das redes das empresas. Também vale não deixar de utilizar produtos e soluções de boa qualidade, para disponibilizar uma conectividade que comporte o acesso de visitantes, protegendo assim o fluxo de dados trafegados pelos visitantes, isolando e prevenindo ameaças.

Ainda com dúvidas? Fale com a BluePex®
Texto: Marketing BluePex®