Criptografia: saiba como usá-la corretamente na sua empresa

0
34
2016-05-18 - Criptografia saiba como usá-la corretamente na sua empresa
2016-05-18 - Criptografia saiba como usá-la corretamente na sua empresa
2016-05-18 - Criptografia saiba como usá-la corretamente na sua empresa
2016-05-18 – Criptografia saiba como usá-la corretamente na sua empresa

Embora o tema não seja novidade para os profissionais da área de segurança da informação, a tecnologia de criptografia voltou a estar nas manchetes no início de maio, quando a justiça bloqueu o uso WhatsApp alegando que o aplicativo não está colaborando com a justiça e entregando as informações de conversas de usuários que lhes foram solicitadas. Em sua defesa, o WhatsApp alegou não ter acesso aos dados pelo fato de usar a criptografia para garantir a segurança das conversas.

Para quem não conhece o termo, criptografia é uma tecnologia usada para codificar dados trafegados para que os mesmos não sejam interceptados. Só conseguem acesso a eles aqueles que têm a chave criptográfica correta, ou seja, o conjunto de bits que conseguem abrir a código criptográfico.

O consumidor nem percebe, mas o fato é que a criptografia já está presente nas diferentes formas e ferramentas que ele usa para trafegar dados e navegar na internet. Ela está, por exemplo, nas plataformas de internet banking, nas soluções que as empresas usam para emitir notas fiscais eletrônicas, e em outros tipos de conexão que exijam um nível maior de segurança.  

Ela também já vem sendo usada na comunicação entre diferentes dispositivos, e se tornará cada vez mais importante na medida em que a Internet das Coisas se torna uma realidade. A tendência de longo prazo é que toda comunicação que envolva tecnologia da informação seja, de uma forma de outra, criptografada.

Criptografia nas empresas

Toda essa discussão sobre a tecnologia é importante para levar os gestores de TI a uma reflexão: a criptografia está sendo usada, e da forma correta, na sua empresa?

Na maioria dos negócios, a principal forma de transacionar informações é o e-mail, e é fundamental que a criptografia atue junto ao servidor, garantindo a segurança de que os dados, muitos deles confidenciais, não sejam interceptados por terceiros. Embora não esteja presente em todos os serviços de email, a empresa pode contar com uma ferramenta Antispam, como o BluePex AntisPam, e acionar esta funcionalidade.

Outro ponto crítico para as empresas no que diz respeito ao possível desvio de informações são as Virtual Private Networks (VPNs), muito usadas para o acesso remoto às redes corporativas e também para a integração entre filiais.

Neste ponto, o uso de uma ferramenta de UTM, como o BluePex Firewall UTM, pode ser muito útil. Além de fornecer a tecnologia de VPN, esse tipo de firewall garante que toda a informação seja trafegada com o uso das chaves criptográficas.

Se na atualidade apenas usar um antivírus não é suficiente para garantir a segurança das informações de qualquer empresa, a criptografia pode ser mais uma grande aliada. Portanto, fique atento e busque informações para implementar esta tecnologia e garantir ainda mais proteção aos dados e usuários da rede.


Fale com a BluePex®
Texto: Marketing BluePex®