Os detalhes que o gestor precisa saber na hora de migrar para a nuvem

0
37
Os detalhes que o gestor precisa saber na hora de migrar para a nuvem. BluePex
Os detalhes que o gestor precisa saber na hora de migrar para a nuvem. BluePex

Os detalhes que o gestor precisa saber na hora de migrar para a nuvem. BluePex

Os detalhes que o gestor precisa saber na hora de migrar para a nuvem

A migração de dados das empresas para a nuvem é um processo em gradativa popularização, mas mesmo com todos os benefícios que promete ainda é fonte de dúvidas e até de certo ceticismo por parte dos gestores de TI.

Um dos aspectos mais sensíveis para o gestor, no momento de fazer essa transição é, sem dúvida, a segurança das informações. Por mais que os fornecedores deste serviço reforcem que o risco é mínimo, há sempre uma certa insegurança pelo fato dos dados estarem armazenados em um local distante, muitas vezes fora do País.

Para ajudar no momento de tomar a decisão de migrar os dados para a nuvem, a BluePex indica alguns pontos relacionados à segurança aos quais o gestor deve estar atento. Confira:

Mesmo com a nuvem, o uso de tecnologias para a segurança é necessário

É verdade que, ao optar por um grande serviço de hospedagem, o cliente estará mais seguro em relação à integridade dos servidores, do que se eles fossem mantidos internamente. Isso porque as chances de um data center onde a nuvem está hospedada ter problemas físicos, por exemplo, são múltiplas vezes menores do que uma máquina guardada em um escritório, considerando todos os sistemas de segurança e redundância que um centro de dados tem contra incêndios, danos por desastres naturais e até panes elétricas.

Já com a segurança contra vírus e malwares, no entanto, a opção por um serviço em nuvem pode resultar em uma falsa sensação de segurança.

Ainda que os dados estejam armazenados fora da empresa é fundamental que a empresa mantenha sua defesa contra este tipo de ameaça bem estruturada, inclusive para evitar que um eventual ataque, como um ransomware, por exemplo, infecte a própria nuvem. Acredite, isso pode acontecer!

Opções disponíveis no mercado, como o UTM da BluePex, são capazes de proteger a integridade dos dados nos servidores que hospedam a nuvem. No caso do UTM, por exemplo, uma solução completa de segurança e gestão de redes, disponibiliza uma aplicação de firewall e também conta com o AVWARE, antivírus nacional, apoiado pelo exército brasileiro, embarcado. O UTM permitirá também que caso seja necessário acessar o servidor em nuvem de maneira segura, utilize uma VPN (Virtual Private Network) que garantirá segurança de acesso ao servidor de maneira criptografada impedindo o acesso de pessoas não autorizadas.

Além das demandas de segurança que um equipamento como o UTM é capaz de atender, para o acesso aos dados na nuvem é importante lembrar que, a partir do momento que as informações estão fora dos limites da empresa, torna-se essencial o controle e a priorização do tráfego para acesso ao armazenamento externo. A adoção do UTM a partir do local de acesso da empresa torna-se, então, fundamental.

Algumas ofertas de serviço não incluem proteção. Fuja delas!

É comum que fornecedores não ofereçam soluções de firewall e serviços nativos de antivírus nos planos mais básicos de armazenamento em nuvem. É preciso, portanto, que os clientes observem se a oferta dessas soluções existe no contrato do serviço de cloud.

Caso o plano escolhido não ofereça nenhum tipo de proteção, a orientação é optar por algum que inclua essa barreira de segurança, ainda que custe um pouco mais. Lembre-se que o barato pode sair caro, caso algum ataque aconteça.

Se o fornecedor escolhido for nacional, cabe avaliar também uma visita à empresa, para conhecer sua infraestrutura de armazenamento e também saber como a empresa se protege de ameaças e quais os dispositivos de segurança embarcados para a proteção de suas instalações.

Embora existam alguns riscos, o armazenamento em nuvem, de fato, é uma tendência e deve ser considerada pelos gestores de TI. Caso fique atento a estes pontos, o gestor poderá tomar uma decisão melhor fundamentada para aproveitar todos os benefícios oferecidos por uma tecnologia essa, sem medo.

Com esses passos e sem descuidar da segurança das informações hospedadas pelo serviço de cloud, todos os dados da empresa estarão protegidos, e será possível guardar documentos, fotos, e-mails e arquivos importantes com preocupação mínima e o pensamento nas nuvens.


Fale com a BluePex®
Texto: Marketing BluePex®