Como preparar-se para vender com segurança em mais uma Black Friday

0
77
Como preparar-se para vender com segurança em mais uma Black Friday - Blog Do TI - BluePex
Como preparar-se para vender com segurança em mais uma Black Friday - Blog Do TI - BluePex

Todos os anos, desde 2010, o varejo brasileiro se reúne na mesma data em que os Estados Unidos, na sexta-feira após o feriado de ação de graças, em novembro. Esta é a chance que lojistas tem para alavancar as vendas e queimar todos os estoques com grandes promoções, antes de preparar tudo para o período de Natal.

Apesar da perspectiva de bons negócios, no entanto, é importante não descuidar da segurança, principalmente se considerarmos que uma boa porcentagem das vendas realizadas no Brasil acontecem via internet, caso de 48% dos lojistas de todo o País, de acordo com dados da consultoria Forrester Research.

Por isso organizamos algumas dicas para que a Black Friday seja um período de bonança e não de tempestade.

Segurança interna em primeiro lugar

Durante todo o ano a segurança de terminais, redes e servidores precisam ser prioridade na agenda dos gestores. Em uma época agitada como o Black Friday e o Natal, na qual o pequeno empresário realiza um número muito elevado de vendas em um curto período de tempo, a blindagem de sua rede é ainda mais importante.

Por isso os sistemas de estoque, pagamento e gestão, como ERPs e CRMs, precisam navegar em ambientes longe de invasores e possíveis ameaças, com ajuda de plataformas de firewall e também soluções anti-spam e redes VPN, esta última, que permite a comunicação de profissionais, fornecedores e clientes de forma criptografada, sem interferências externas.

Se preparar, te coloca na frente, sempre

Se você seguiu nosso conselho e decidiu aderir ao padrão PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard) – criado pela indústria de cartão de pagamentos com a finalidade de proteger os dados do portador de cartão nos diversos participantes desta indústria – estará preparado para receber pagamentos em cartão, respeitando protocolos internacionais de segurança.

O cumprimento desse padrão é obrigatório para todos os que processam, armazenam e/ou transportam dados do titular do cartão. Para utilizar a plataforma PCI DSS é necessário atender a doze requisitos, entre eles, instalar e manter uma configuração de firewall para proteger os dados do cartão e não utilizar os padrões disponibilizados pelo fornecedor para senha do sistema e outros parâmetros de segurança.

Infraestrutura de ponta com custo benefício

Claro que a empolgação causada pela alta nas vendas não vai adiantar nada se a rede interna restringir o tráfego e a infraestrutura não permitir que os dados transitem entre servidores próprios e de terceiros.

A necessidade de alta disponibilidade da internet pode ser atendida com a escolha de uma solução para gerenciamento de redes, como o UTM, da BluePex, que permite ao gestor não apenas o controle de tráfego, mas a dedicação das redes ao que mais importa: VoiP, CRM, ERP, caixa de e-mails, sistemas de vendas e redes VPN.

Não esqueça do fator humano

Já destacamos em algumas oportunidades que os hábitos dos usuários são uma das maiores vulnerabilidades para a integridade virtual das empresas. Por isso, uma orientação interna com dicas de boas práticas aos colaboradores é essencial, para que evitar o phishing e outros truques com malwares.

Com essa lista, as vendas do pequeno varejista tem grande potencial na Black Friday de 2017, sem colocar em risco a empresa, os negócios, nem os clientes.

Ainda com dúvidas? Fale com a BluePex®   |  Texto: Marketing BluePex®