Como garantir a segurança e eficiência do e-mail em nuvem

0
23
Como garantir a segurança e eficiência do e-mail em nuvem
Como garantir a segurança e eficiência do e-mail em nuvem
Como garantir a segurança e eficiência do e-mail em nuvem
Como garantir a segurança e eficiência do e-mail em nuvem

Os servidores de e-mail em nuvem são definitivamente uma tendência, tanto para pequenas e médias empresas, quanto nas grandes corporações. Uma pesquisa divulgada em março pelo Gartner, mais conceituado instituto de pesquisa e tendências em tecnologia da informação do mundo, apontou que 13% das empresas com capital aberto já adotaram este tipo de solução de e-mail.

Os dois líderes de mercado são a Microsoft, com seu Microsoft Office 365, que está presente em 8,5% das empresas, e o Google Apps for Work, que já está presente em 4,7% dos negócios.

Assim como nos outros serviços de TI que foram revolucionados pela cloud, o fato de o e-mail estar na nuvem representa uma série de benefícios para as empresas. A começar pela modalidade de pagamento como serviço, o que faz com que não exista a necessidade de investimentos na aquisição nem na manutenção de uma infraestrutura interna de servidores. Já os usuários também saíram ganhando, por exemplo, com a capacidade de acessar, enviar e receber mensagens de qualquer equipamento, a qualquer hora e qualquer lugar por meio da internet.

Porém, um dos fatores que ainda freiam a adoção em massa dos e-mails corporativos 100% em nuvem continua sendo o aspecto de segurança. As empresas entendem que suas informações são um dos seus principais ativos e ainda não estão totalmente confortáveis em confiá-las a terceiros, mesmo que estes sejam grandes corporações, como Google e Microsoft.

Para ajudar os gestores de TI na decisão de adotar este tipo de tecnologia e oferecer a eles mais segurança, foram criadas ferramentas AntiSpam que funcionam de forma integrada aos e-mails em nuvem.

Este tipo de ferramenta, como BluePex AntiSpam, oferece uma série de recursos que garantem não apenas um ambiente mais seguro, como a gestão simplificada do serviço de e-mail. Entre eles, estão a possibilidade de realizar auditoria das caixas de e-mails, controlar os spams (gerenciando as chamadas blacklists e whitelists) por usuário de maneira descentralizada e até mesmo Identificar e bloquear o envio de SPAM (se alguma máquina estiver com vírus, o antispam pode bloquear o envio de e-mails maliciosos por meio dela).

Também para dar mais segurança no tráfego de e-mails, o BluePex AntiSpam adiciona uma camada a mais de criptografia, o que torna praticamente impossível a interceptação de e-mails por parte de atacantes. Para uma gestão mais aprofundada, a ferramenta garante o armazenamento de logs que registram as movimentações realizadas pelo e-mail.

Não deixe de conhecer como funciona o antispam, e como ele pode garantir a segurança e o controle necessários para a implementação do e-mail em nuvem na sua empresa. Saiba mais como escolher o anti-spam correto para a sua empresa aqui.


Fale com a BluePex®
Texto: Marketing BluePex®