Como demonstrar o retorno sobre o investimento em um Firewall UTM?

0
42
Como demonstrar o retorno sobre o investimento em um Firewall UTM?
Como demonstrar o retorno sobre o investimento em um Firewall UTM?
Como demonstrar o retorno sobre o investimento em um Firewall UTM?
Como demonstrar o retorno sobre o investimento em um Firewall UTM?

Série ROI em Segurança – Parte #3: Como demonstrar o retorno sobre o investimento em um Firewall UTM?

Na terceira matéria da serie Retorno sobre o investimento em um Firewall UTM, o Blog do TI irá abordar uma das mais importantes soluções da arquitetura de segurança de qualquer empresa: o Firewall UTM.

O guardião da rede corporativa

O Firewall UTM pode ser considerado peça fundamental de qualquer infraestrutura de segurança da informação por sua abrangência e versatilidade.  Evolução do firewall tradicional, o UTM reúne, em um único appliance, vários recursos que ajudam a barrar a entrada de ameaças, como funcionalidades de prevenção contra intrusões e antivírus.

Conta também com recursos que contribuem para negócios mais conectados, como conexão via VPNs para integração com filiais e balanceamento de links, que resulta em um sinal de internet melhor distribuído.

Para os gestores, o UTM também garante a informação necessária para que ele tenha um diagnóstico avançado sobre a rede, possibilitando a geração de relatórios informativos e gerenciais.

Ainda que seja uma solução completa de segurança, demonstrar o Retorno sobre o Investimento feito no Firewall UTM não é tarefa fácil para alguns gestores. Na visão da BluePex, os ganhos podem ser obtidos e demonstrados das seguintes formas:

Retornos diretos

  • VPNs – O uso do UTM pode trazer redução de custos diretos para a empresa que optar por conectar suas filiais por meio de uma Virtual Private Network (VPN), disponível nas soluções mais completas como o BluePex Firewall UTM. Empresas que são conectadas por meio de link MPLS verificarão uma economia considerável de recursos, que pode ser claramente contabilizada e reportada.
  • Equipe enxuta – Ao mesmo tempo em que desempenham diferentes funções de segurança e conectividade, as ferramentas modernas de UTM são facilmente gerenciáveis. Com isso, a empresa pode manter uma equipe técnica enxuta.
  • Melhor aproveitamento de banda – Com a funcionalidade de balanceamento de links, a banda de internet disponível para o negócio é melhor aproveitada. Além disso, o UTM possibilita o controle do uso da internet por parte dos funcionários, o que garante que a maior parte do sinal esteja disponível para as atividades estratégicas para o negócio. Sem desperdício, a empresa pode economizar ao contratar apenas o pacote necessário para as suas demandas de internet.
  • Fim das perdas – As empresas que não investem em uma ferramenta de UTM podem acabar tendo problemas de conexão, o que quase sempre acaba resultando em perdas de vendas. Se esse é o caso da sua empresa, o aumento no faturamento que é resultado de uma rede mais segura e estável também deve ser contabilizado.

Retornos Indiretos

  • Maior produtividade – Após a implementação de um firewall UTM, os ganhos de produtividade são evidentes, embora não seja possível contabilizá-los como um retorno direto. Esses ganhos são resultado, por exemplo, do controle do uso da internet e das redes sociais por parte dos funcionários, de uma conexão mais rápida e eficiente entre as filiais com compactação e pacotes de dados, e de um link de internet de maior qualidade, o que é possível com o uso do balanceamento de links redundantes.
  • ERP – O ERP é peça fundamental e o coração da arquitetura de software da maioria das empresas. A funcionalidade de QoS presente nos BluePex Firewall UTM possibilita que esse importante sistema receba sempre o fluxo de banda necessário para seu funcionamento pleno. O resultado é uma empresa mais ágil e eficiente, de uma forma geral.
  • Redução de ataques – Os ataques de vírus ou malwares sempre trazem prejuízos para as empresas, que são resultado da perda de informações estratégicas ou mesmo de hardware. As funcionalidades de segurança do UTM reduzem os números de ataque à rede e minimizam consideravelmente este tipo de prejuízo.

Redução de Risco

Assim como nas soluções de antivírus, o fator de redução de risco deve ser levado em consideração pelos gestores de TI na hora de demonstrar o retorno sobre o investimento em um Firewall UTM.

Qual seria o custo de uma parada de máquinas na empresa que seja ocasionada por um ataque de hackers, ou pela invasão de um malware? Quanto custaria para a empresa ficar um dia sem emitir notas fiscais porque boa parte de seu link de internet está sendo usado para atividades inúteis para o negócio, o que poderia ser facilmente identificado e corrigido com a ajuda de um UTM?

No quarto e último post da Série ROI em soluções de segurança, o Blog do TI vai apresentar alguns cálculos importantes para ajudar o gestor a demonstrar o valor do investimento realizado. Não deixe de conferir!


Fale com a BluePex®
Texto: Marketing BluePex®