Como conectar filiais com eficiência e baixo custo

Como conectar filiais com eficiência e baixo custo

A internet encurtou as distâncias e tornou o mercado cada vez mais dinâmico. No entanto, algumas empresas que contam com diferentes filiais, ou mesmo redes varejistas que têm lojas espalhadas por diferentes regiões, continuam conduzindo cada uma de suas unidades de forma independente, sem integração. O resultado é uma gestão complicada, operações mais complexas e com custos maiores.

Em um momento de crise, onde a racionalização dos custos é palavra de ordem na grande maioria das empresas, conectar as diferentes filiais podem trazer ganhos de escala importantes, além de maior eficiência em diversos processos do negócio.

Os benefícios são claros, mas alguns gestores de TI ainda acreditam que fazer essa integração é uma tarefa complexa e com altos custos. A boa notícia é que já existem tecnologias que permitem a conexão entre diferentes filiais com baixo investimento e de forma descomplicada, como o firewall Ultimate Threat Management (UTM).

Os UTMs permitem a criação de Redes Virtuais Privadas (VPNs) que conectam as diferentes unidades e trafegam dados usando a tecnologia de “compactação de pacotes”. Com eles, redes varejistas podem, por exemplo, realizar transações de cartão de crédito nas lojas e outras que dependem da conexão com a matriz de forma extremamente rápida e com consumo reduzido do link.

Conectividade na prática

Uma das maiores redes de supermercados do interior de São Paulo, a Covabra vem contando com a tecnologia UTM da BluePex para conectar suas trezes lojas à matriz, localizada em Campinas.

De acordo com João Paschoal Lanaro, gerente de TI da Covabra, a conectividade possibilitada pela solução vem sendo essencial para o bom desempenho dos negócios e será fundamental para o projeto de expansão da Covabra, que prevê a abertura de mais dois supermercados (nas cidades de Pedreira e Jundiaí) ainda em 2016, e de um centro de distribuição no município de Sumaré, em 2017.

“O bom funcionamento dos sistemas de ponto de venda, que são integrados às operadoras de cartão de crédito e também aos sistemas de nossa matriz, são fundamentais para o nosso negócio. Se há uma parada, há impacto nas vendas. Antes da solução fornecida pela BluePex, tínhamos um índice grande de queda nos sistemas. Hoje praticamente não temos paradas”, afirma.

O especialista em redes e segurança, Fernando Araujo, comenta o tema:


Fale com a BluePex®
Texto: Marketing BluePex®