Como calcular o retorno sobre o investimento no meu servidor de e-mails?

0
34
Série: ROI em Segurança – Parte #4 Como calcular o retorno sobre o investimento no meu servidor de e-mails?
Série: ROI em Segurança – Parte #4 Como calcular o retorno sobre o investimento no meu servidor de e-mails?
Série: ROI em Segurança – Parte #4 Como calcular o retorno sobre o investimento no meu servidor de e-mails?
Como calcular o ROI no meu servidor de e-mails

Série ROI em Segurança – Parte #4: Como calcular o ROI no meu servidor de e-mails?

Contar com uma ferramenta de e-mails eficiente, que possibilite alto desempenho da equipe e acesso em plataformas móveis, é pré-requisito para qualquer negócio atual. No entanto, ainda que seja uma tecnologia vital para a comunicação nas empresas, demonstrar o retorno sobre o investimento feito no servidor de e-mail continua sendo uma necessidade para os gestores de TI. Como calcular o ROI no meu servidor de e-mails

É fato que as novas tecnologias disponíveis estão tornando essa tarefa mais fácil. Os servidores de e-mail modernos evoluíram muito e, hoje, oferecem um grande número de recursos, indo muito além da simples caixa de mensagens.

O BluePex Mail Exchange (BPMX), por exemplo, atua como uma grande central de comunicação para as empresas e pode ser contratado no formato appliance, nuvem ou software. Além de armazenar e dar acesso aos e-mails, permite ao usuário fazer videoconferências, conversar com outros contatos via chat e até mesmo trocar arquivos, tudo dentro da plataforma.  Conta também com recursos avançados de segurança, que garantem a proteção dos dados da empresa contra malwares e ataques.

Confira algumas formas de demonstrar o retorno do investimento feito em um servidor de email moderno:

Diretos:

  • Os benefícios do uso das videoconferências já são claros para todos os gestores. Ao usar a ferramenta nativa do servidor de email, a empresa reduz custos de telefonia, que podem ser identificados e calculados imediatamente, e pode contar com uma plataforma eficiente e segura para realizar suas reuniões por meio da internet.
  • Contar com um servidor de email eficiente também pode levar a redução de custos diretos com outras formas de comunicação. Se o seu email é rápido e funciona, muitas coisas acabam sendo resolvidas por ali e o uso de outras formas de comunicação que trazem custos, como o telefone fixo e celular, acaba diminuindo. O reflexo disso é visto na conta.
  • A troca constante de arquivos pesados pode levar a empresa a investir, desnecessariamente, em uma caixa de email superdimensionada, aumentando os custos para a TI. Por contarem com uma ferramenta exclusiva para a transferência destes artigos, os servidores de email modernos tornam esse investimento desnecessário, gerando economia.

Indiretos:

  • O bom funcionamento da ferramenta de e-mails, e os outros recursos de comunicação e integração disponíveis nas ferramentas modernas, como o BPMX, causa reflexos imediatos na produtividade dos funcionários. Embora não seja fácil medir os ganhos, a contribuição deste tipo de solução tem que ser considerada pelos gestores.
  • A possibilidade de visualizar e enviar e-mais por meio de celulares e tablets também representa ganhos enormes de produtividade e agilidade na troca de informações. E ter um servidor de email que sustente isso com alta capacidade e desempenho é fundamental.

Redução de Risco:

O servidor de e-mails é o coração da comunicação de uma empresa. Por isso, as informações que por ela trafegam são de extremo valor para o negócio.

Além disso, uma parada na caixa de mensagens motivada, por exemplo, por um ataque hacker, pode trazer grandes prejuízos.

Para demonstrar que a redução de risco pode ser vista como um retorno sobre o investimento, basta calcular quanto custaria uma parada nas operações motivada pela falta de comunicação por um dia, ou quanto representa, do salário de um determinado profissional, um dia inteiro sem produzir porque seus e-mails não funcionam.

No próximo texto da série ROI em soluções de segurança, falaremos sobre como calcular o retorno financeiro de uma ferramenta de Antispam.


Fale com a BluePex®
Texto: Marketing BluePex®