Brasil o maior alvo latino americano das novas campanhas de Ransomware

ataque-ransomware-brasil

Negligência dos usuários e empresas aos alertas de segurança de informação coloca o Brasil como maior alvo Latina americano das novas campanhas de Ransomware.

O ransomware tornou-se em pouco tempo um dos maiores focos nas ameaças de segurança para os usuários em todo o 

ataque-ransomware-Brasil

mundo. Infelizmente, na América Latina o Brasil encontrou posição de destaque, conforme divulgado recentemente pela ESET (empresa especializada em detecção proativa de ameaças), onde foi levantado um compilado de mais de 4500 executivos técnicos, gerentes que trabalham em mais de 2500 empresas em países latino-americanos.

A informação que salta aos olhos é a detecção de uma nova campanha do ransomware Crysis, que afeta principalmente os países da América Latina, entre eles: Brasil, México, Colômbia, Argentina e Peru. O Brasil lidera em vítimas de ataque: 22%, seguido do México 19%, Colômbia 17%, Argentina 16%, Peru 9%…

 

aumento-ransomware

Os ransomware´s são um dos tipos de malware mais presentes hoje. O estudo mostra uma taxa média de 60% no surgimento desses códigos maliciosos em relação ao ano anterior. Através deles, os cibercriminosos conseguem sequestrar nossos equipamentos, criptografam os arquivos para que a vítima pague um resgate econômico para decifrá-los. São resgates que geram boas dores de cabeça principalmente pelo valor das informações dos usuários, informações importantes e até mesmo vitais.  Portanto, é um tipo de ameaça que chegou pra ficar e as previsões evoluem e aumentam linearmente a evolução dessa família de códigos maliciosos.

 

Mas, como funciona o Ransomware?

Esse código malicioso, exclui backups do Windows. Durante sua execução na memória do dispositivo ele cria chaves de registros além de cópias nas suas  unidades locais garantindo persistência na execução a cada início do sistema operacional; Essa ação garante a continuidade da criptografia dos arquivos do usuário. Ele então adiciona um identificador alfanumérico e finalmente um e-mail para contato com o cyber-criminoso além de uma série de arquivos de notificação à vítima de que seus arquivos foram criptografados e os passos que seriam necessários para recuperação destas informações.

notificacao-ransomware

Notificação de Ransomware

 

Como agir contra essas ameaças?

Essa ameaça pode ser detectada pelo nosso  Anti-Malware, o Bluepex Business Security. Possui dois mecanismos de detecção trabalhando em conjunto para uma verificação mais rápida e eficiente.

bluepex-business-security

É o desenvolvimento de uma solução simples e eficiente de antivírus malware que proporciona uma proteção digital ampla e completa. Foi projetado para usar baixos recursos de sua máquina. É um verdadeiro ganho em eficiência que possibilita uma maior velocidade além de um aumento nas taxas de detecção.

O ransomware é uma ameaça real e representa a principal preocupação das empresas. Encontra através dos endereços de e-mail campo fértil a sua proliferação. Neste sentido é importante evitar divulgar publicamente contas de e-mails. Até porque, encontrá-los é mais fácil do que parece. Existem diversos serviços disponíveis como o Hunter (https://hunter.io/) que possibilita a você encontrar rapidamente endereços de e-mails e de suporte em diversos sites de empresas, a intenção positiva deste serviço é possibilitar que qualquer cliente possa encontrar um meio de contato na busca da solução de um atendimento não bem finalizado ou qualquer outro desejo e necessidade de entrar em contato com qualquer empresa.

Apesar de todos os alertas, e notícias de ataques cibernéticos, são realidades ainda tratadas com certo ceticismo que alimenta a falsa crença de que esses problemas e prejuízos nunca irão acontecer. Ou acreditam que mesmo que aconteça, os prejuízos não serão de proporções consideráveis ou facilmente reversíveis. Muitos não tem a real noção do que está em jogo, não tem a real noção do valor de um e-mail ou PC invadido.

Conheça o estado da segurança da informação em sua empresa, Busque um panorama geral para entender que práticas estão levando a cabo e quais são as preocupações e como se trabalha para proteger sua infraestrutura e seus ativos.

Dúvidas? Fale com a gente.  Fale com a Bluepex!!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *